sábado, 7 de novembro de 2009

Voltamos

Hoje amanheceu como um sábado normal, como tantos outros que se passaram. O calor era infernal no Rio de Janeiro, suas praias estavam lotadas, mas pra milhões de brasileiros, este sábado seria especial. Hoje um grande pesadelo chegava ao fim.
A verdadeira dimensão deste dia só pode ser compreendida se voltarmos no tempo até 1898. Neste ano foi fundado um clube de regatas, mas que se tornaria conhecido mundialmente pelo seu futebol. Os anos se passaram e veio o pioneirismo na luta contra o preconceito racial, conheceríamos um time quase imbatível chamado Expresso da Vitória, vieram 22 títulos estaduais, 4 títulos brasileiros e muitas outras glórias nos mais diversos esportes. Sua história o fez um gigante, mas o destino trazia desafios assustadores.
O rebaixamento a série B sempre pareceu impossível. Zombávamos de nossos conterrâneos ameaçados e atingidos por este fantasma. Porém, nosso dia chegou. Confesso que fui tomado por um sentimento de traição. Foi o meu primeiro amor, a quem confiei de olhos fechados, dei meu suor e sangue, sempre o defendi da forma mais passional possível e só o que eu pedia eram vitórias. Os anos de autoritarismo e administrações no mínimo incompetentes haviam nos enfraquecidos a um ponto que eu não achava que seria capaz.
Agora, no dia 7 de novembro de 2009 voltamos de onde não deveríamos jamais termos saído. Não estamos na elite, nós somos elite. Tudo bem que o jogo de hoje foi feio, longe da grandiosidade do momento, mas cumpriu o seu papel. Agora podemos fingir que foi tudo um pesadelo e seguirmos em frente. Poderíamos, mas não deveremos. Somente vitórias, títulos poderão amenizar o que passamos. Mas esquecer??? Creio não ser possível.
image
yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário